

También producido por Hermínio Bello de Carvalho, el álbum cuenta con Simone, João de Aquino, Tenório Junior y el Grupo Folclórico Viva Bahía, en un repertorio que fue presentado en 20 ciudades entre Canadá y Estados Unidos.
Composição: Dorival Caymmi
Ai minha mãe
Minha Mãe Menininha
Ai minha mãe
Menininha do Gantois
A estrela mais linda, hein?
Tá no Gantois
E o sol mais brilhante, hein?
Tá no Gantois
A beleza do mundo, hein?
Tá no Gantois
E a mão da doçura, hein?
Tá no Gantois
O consolo da gente, hein?
Tá no Gantois, tá no Gantois
E a Oxum mais bonita, hein?
Tá no Gantois
Olorum quem mandou
Essa filha de Oxum
Tomar conta da gente
E de tudo cuidar
Olorum quem mandou ô ô
Ora iê iê ô…
Ora iê iê ô…
Composição: Humberto Teixeira / Luiz Gonzaga
Se a gente lembra só por lembrar
O amor que a gente um dia perdeu
Saudade entonce assim é bom
P’ro cabra se convencer
Que é feliz sem saber
Pois não sofreu
Porém se a gente vive a sonhar
Com o amor que um dia a gente perdeu
Saudade entonce assim é ruim
Eu tiro isso por mim
Que vivo doido a sofrer
Ai quem me dera voltar
P’ros braços do meu xodó
Saudade assim faz doer (roer)
E amarga qui nem jiló
Mas ninguém pode dizer
Que me viu triste a chorar
Saudade o meu remédio é cantar
Saudade o meu remédio é cantar
Composição: João de Aquino / Paulo Frederico
Todos os meus pensamentos
Vou botar em dia
Vou viver a vida agora
Como eu não vivia
Eu vou me mudar daqui
Vou morar no interior
Eu agora quero ouvir
Sapos, grilos, meu amor
E ler até cansar
Sobre teu corpo de estrelas deitar
Numa casa com lareira
Pro inverno não matar
Fogo aceso a noite inteira
E depois de clarear
Vamos andar a cavalo e brincar
Sair, respirar esse chão, esse ar
Arranjo e Adaptação: Emília Biancardi
Xô, xô, barata
Nas cadeiras da mulata
A barata tá danada
Tá mordendo ela
Quem me tira essa barata
Das cadeiras dela?
Xô, xuá, cada macaco no seu galho
Xô, xuá, eu não me canso de falar
Xô, xuá, o meu galho é na Bahia
Xô, xuá, o seu é em outro lugar
Não se aborreça moço da cabeça grande
Você vem não sei de onde, fique aqui, não vá pra lá
Esse negócio da mãe preta ser leiteira
Já encheu sua mamadeira, vá mamar noutro lugar
Se essa mulher fosse minha
Eu tirava do samba já, já
Dava uma surra nela e ela gritava: chega!
Chega! Óh meu amor
Eu vou me embora pra São Salvador, eu vou
A baianinha deu sinal,
A baiana deu sinal, lê lê lê baiana
A baiana me pega, me joga na lama, eu não sou camarão
Camarão me chama
Composição: João de Aquino / Paulo César Pinheiro / Alfredo Bessa
Quando a lua sair
Ele vai girar
Quando a lua sair
Ele vai girar
Ô, chegou desengana
Teimoso de Umbanda
É filho de Ogum
Neto de Oxalá
Lua cheia, luar
Que chega de Aruanda
Areal, beira-mar
É o caricó de Umbanda
Povo chega, luar
Desengana, mironga
Candeeiro, alumeia
Que a maré mareia
Que ele vai chegar
Pau-de-aroreira é pau
É ripa de Aruanda
Que sina do Areal
Que espera pra demanda
Que é pau de aroeiral
A principal mironga
Se ilumina, candeia
Rodeada de areia
Pra mim não brigar
Composição: João de Aquino / Paulo Frederico
Não há mais luar sobre essa estrada
Nosso amor não deu em nada
Quem me dera ter um gesto teu
Só prá enfeitar a despedida
Pois o que se leva da vida
É saudade, tristeza e um pranto prá chorar
Vai, eu sei que mais não pode ser
Deixa a vida acontecer, peço apenas por consolação
Um favor, por favor, deixe estar, deixe andar
Quem sabe da dor é meu coração
Composição: João de Aquino / Paulo César Pinheiro
Oh, tristeza, me desculpe
Tô de malas prontas
Hoje a poesia veio ao meu encontro
Já raiou o dia, vamos viajar
Vamos indo de carona, na garupa leve
Do vento macio que vem caminhando
Desde muito tempo, lá do fim do mar
Vamos visitar a estrela da manhã raiada
Que pensei perdida pela madrugada
Mas que vai escondida, querendo brincar
Senta nessa nuvem clara, minha poesia
Anda, se prepara, traz uma cantiga
Vamos espalhando música no ar
Olha quantas aves brancas, minha poesia
Dançam nossa valsa pelo céu que o dia
Fez todo bordado de raios de sol
Oh, poesia, me ajude, vou colher avencas
Lírios, rosas, dálias, pelos campos verdes
Que você batiza de jardins do céu
Mas, pode ficar tranqüila, minha poesia
Pois nós voltaremos numa estrela-guia
Num clarão de lua quando serenar
Ou, talvez, até quem sabe, nós só voltaremos
Num cavalo baio, no alazão da noite
Cujo nome é raio, raio de luar
Arranjo e Adaptação: Emília Biancardi
Viva a Bahia, camará
Sou eu, sou eu
Maculelê, sou eu
Tindolelê auê Cauiza
Tindolelê é sangue real
Eu sou filha, eu sou neta de Aruanda
Tindolelê auê Cauiza
Ô Cauíza, ô Cauiza
É Orixá, nas terras de Deus
Amém
É Orixá
Eu dei um tiro na sapucaia
Não tem caboclo que não ouça
Que não caia
Ô Cauíza, ô Cauiza
É Orixá, nas terras de Deus
Amém
É Orixá
Sou eu, sou eu
Sou eu Maculelê, sou e
Simone y João de Aquino
1974 – ODEON – LP (SDP 552)
2008 – EMI – CD (379736 2) – Caja ‘O Canto da Cigarra nos Anos 70′
Producido por HermínioBello de Carvalho
SIMONE
cantante
LLegó desde Salvador, Bahía, para convertirse en una de las intérpretes más controvertidas del mundo musical brasileño.
Su fuerte temperamento, y su personalidad cautivadora fueron un
gran aliciente para su reciente lanzamiento internacional.
Su aparición en el escenario del «Olympia» de París, fue un éxito arrollador, que se repitió rápidamente en Bruselas, donde “Le Soir” la describió como: “Una gran cantante, con una sonrisa de Madonna, felina hasta la punta de los dedos, una frágil sensualidad que transpira en cada una de sus canciones”.
Sus discos de Odeón fueron muy bien recibidos tanto por el público como por la crítica.
JOÃO DE AQUINO
Guitarra
Además de ser un guitarrista increíble (Turíbio Santos escribió una vez que tenía diez dedos en cada mano), también es un gran compositor: su canción “Viagem” fue la más tocada en 1973. Actuando en Alemania, Francia y Bélgica demostró un estilo de ejecución peculiar, dinámico, absolutamente brasileño en su forma de expresión, con un altísimo voltaje rítmico.
Graba para Odeón y sus composiciones aparecen en los repertorios de los más famosos intérpretes brasileños e internacionales, como Paul Mauriat.
HERMINIO BELLO DE CARVALHO
Director
Productor, poeta y conferencista, compositor e intérprete de música popular así como productor discográfico. Es un profundo conocedor de Villa-Lobos, las tradiciones musicales brasileñas y autor de un gran número de exitosos espectáculos musicales,
que también fueron llevados a escenarios de Europa. Autor y director general de “Festa Brasil”, asistido por Marcos Flaksman, responsable del vestuario e iluminación del espectáculo.
(Texto de la contratapa del LP ‘Festa Brasil’)