El disco hace una relectura de la obra de Martinho da Vila. Ideado por Simone, Marcos Maynard y Max Pierre, con este álbum la artista gana un disco doble de platino.
Composição: Zé Catimba / Martinho da Vila
Pela própria natureza
Ela é minha mulher
Tão pureza, tão fogosa
Um botão que virou rosa
Pra ser o meu bem-querer
Beija, me beija, me beija
Beija, me beija, me beija
Não é Amélia, mas lava roupa
Seca louça e me dá banho
Me enxágua, me enxuga, mas
se vende caro
Pois não é ‘preta de ganho’
Me come, se acaba, inda diz ‘ora veja’
Beija, me beija, me beija
Beija, me beija, me beija
Composição: Martinho da Vila
Você é meu povo
Você é meu samba
Você é a bossa
E a minha voz
Pra você eu trago
Um sambinha novo
Que eu fiz na fossa
Pra cantar a sós
E também vieram
Beijos nunca dados
Abraços guardados
Pra você sentir
Mas eu quero mesmo
É me enroscar num leito
Apertar seu peito
E depois dormir
Dormir sonhando
com você enamorada
Minha noiva muito amada
Meu pedaço de mulher
Minha história, meu segredo
Minha estrela, minha fé
Minha escola, meu enrêdo
(Me cigarro) Vinho tinto e meu café
Lá laiá raiá, raiá raiá laiá
Você é o meu laiá raiá laiá
La laiá raiá, raiá raiá laiá
Você é o meu laiá raiá laiá
E também vieram…
Lá laiá raiá raiá laiá
Apertar seu peito e depois…
Composição: Martinho da Vila / Associação dos Congadeiros do Espírito Santo
Madalena, Madalena
Você é meu bem-querer
Eu vou falar pra todo mundo
Vou falar pra todo mundo
Que eu só quero é você
Eu vou falar pra todo mundo
Vou falar pra todo mundo
Que eu só quero é você
Minha mãe não quer que eu vá
Na casa do meu amor
Eu vou perguntar a ela
Eu vou perguntar a ela
Se ela nunca namorou
Madalena, Madalena…
O meu pai não quer que eu case
Mas me quer namorador
Eu vou perguntar a ele
Eu vou perguntar a ele
Por que ele se casou
Madalena, Madalena…
Eu fui lá pra Vila Velha
Direto do Grajaú
Só pra ver a Madalena
E ouvir tambor de Congo
Lá na Barra do Jucu
Composição: Martinho da Vila
Eu quero
Me esconder debaixo
Dessa sua saia
Pra fugir do mundo
Pretendo
Também me embrenhar
No emaranhado
Desses seus cabelos
Preciso transfundir seu sangue
Pro meu coração
Que é tão vagabundo
Me deixa
Te trazer num dengo
Pra num cafuné
Fazer os meus apelos
Eu quero
Ser exorcizado
Pela água benta
Desse olhar infindo
Que bom
É ser fotografado
Mas pelas retinas
Desses olhos lindos
Me deixe hipnotizado
Pra acabar de vez
Com essa disritmia
Vem logo
Vem curar seu nego
Que chegou de porre
Lá da boemia
Eu quero…
Composição: Martinho da Vila / Elton Medeiros
Se eu soubesse que tu vinhas
Eu ia me preparar
Pra contar velhas histórias
Que eu preciso te contar
Se eu soubesse que tu vinhas
Eu ia me renovar
Atirava o lenço fora
Sem motivo pra chorar
Ai, meu bem, se tu soubesses
Que a surpresa da presença
Me maltrata mais que a dor
Que eu sofri com a descrença
Ai, meu bem, se tu soubesses
Que chegando de repente
Perturbaste quem te ama
E nem mais sabe o que sentes
Usarias teus encantos
Pra fazer-me acreditar
Me curar dos desencantos
E novamente me apaixonar
Se eu soubesse que tu vinhas…
Regressaste pra descompensar
E fazer minha doida cabeça rodar
Sem sorrir e nem lacrimejar
Eu fiquei sem cantar
Meu larararará
Composição: Martinho da Vila
Samba
Da cabrocha bamba
Que sambando sonha
Com um lar na rua
Morro
Do malandro triste
A canção existe
Em noites de lua
Eu fui num samba
De terreiro iluminado
Vi um caboclo inspirado
Levando um samba de amor
E eu sambei, sambei, sambei
Cantei, cantei, afugentei a minha dor
Composição: Martinho da Vila
Canta, canta, minha gente
Deixa a tristeza pra lá
Canta forte, canta alto
Que a vida vai melhorar
Cantem o samba-de-roda
O samba-canção e o samba rasgado
Cantem o samba-de-breque
O samba moderno e o samba quadrado
Cantem ciranda, o frevo
O coco, maxixe, baião e xaxado
Mas não cante essa moça bonita
Porque ela está com o marido do lado
Canta, canta, minha gente
Deixa a tristeza pra lá
Canta forte, canta alto
Que a vida vai melhorar
Quem canta seus males espanta
Lá em cima do morro ou
sambando no asfalto
Eu canto o samba-enredo
Um sambinha lento e um partido-alto
Há muito tempo não ouço
O tal do samba sincopado
Só não dá pra cantar mesmo
É vendo o sol nascer quadrado
Composição: Martinho da Vila
Quem é do mar não enjoa
Não enjoa
Chuva fininha é garoa
É garoa
Homem que é homem não chora
Não, não chora
Quando a mulher vai embora
Vai embora
Quem quiser saber seu nome
Não precisa perguntar
É o Martinho lá da Vila
Partideiro devagar
Quem quiser falar com ele
Não precisa procurar
Vá aonde tiver samba
Cléo e ele estão por lá
Mas quem é do mar não enjoa…
Eu cheguei no samba agora
Mas aqui eu vou ficar
Pois quem é mesmo do samba
Vai até o sol raiar
O sereno tá caindo
Tá caindo devagar
Vai cair chuva miúda
E o samba não vai parar
Mas quem é do mar não enjoa…
Serenou lá na Mangueira
Serenou lá na Portela
Serenou em Madureira
Serenou lá na favela
Serenou lá no Salgueiro
Serenou lá no Capela
Serenou na minha casa
Serenou na casa dela
Quem é do mar não enjoa…
Composição: Martinho da Vila / Rodolfo
No Cais Dourado da velha Bahia
Onde estava o capoeira
A Iaiá também se via
Juntos na feira ou na romaria
No banho de cachoeira
E também na pescaria
Dançavam juntos em todo
fandango e festinha
E no reisado, contramestre e pastorinha
Cantavam laiá lalaiá iaiá
Nas festas do Alto do Gantois
Mas loucamente a Iaiá do Cais Dourado
Trocou seu amor ardente
Por um moço requintado
E foi se embora
Passear em barco a vela
Desfilando em carruagem
Já não era mais aquela
E o capoeira que era valente chorou
Até que um dia a mulata
Lá nos cais apareceu
E ao ver o seu capoeira
pra ele logo correu
Pediu guarida, mas o capoeira não deu
Desesperada, caiu no mundo a vagar
E o capoeira ficou com
seu povo a cantar
Lalaiá Iaiá
Composição: Martinho da Vila / Paulinho da Viola
Pode sorrir se quiser
Que eu não vou me incomodar
Sei que contra a maré
A gente não pode remar
Agora sei a dor de uma ingratidão
Mas a maré vai levar
As mágoas do meu coração
Remo no barco da vida
Água bate, não me cansa
Sempre na maré pesada
Sonhando com a maré mansa
Pescador já não se assusta
Com sorriso de sereia
E depois da maré baixa
Sempre vem a maré cheia
Composição: Martinho da Vila
Ex-amor
Gostaria que tu soubesses
O quanto que eu sofri
Ao ter que me afastar de ti
Não chorei
Como um louco até sorri
Mas no fundo só eu sei
As angústias que senti
Sempre sonhamos com o mais
eterno amor
Infelizmente, eu lamento, mas não deu
Nos desgastamos, transformando
tudo em dor
Mas mesmo assim, eu acredito
que valeu
Quando a saudade bate forte
é envolvente
Eu me possuo e é na sua intenção
Com a minha cuca naqueles
momentos quentes
Em que se acelerava o meu coração
1996 – POLYGRAM – CD (534.179-2)
1996 – POLYGRAM – K7 (534.179-4)
Una producción PolyGram Ideado por Simone, Marcos Maynard y Max Pierre, dirigida por Max Pierre y Moogie Canázio.
Asistente del proyecto: Melina Macca
* Producción del tema ‘Ex-Amor’ dirigida por Rildo Hora
Dori Caymmi: Arreglos y guitara en ‘Meu Laiá-Raiá’, ‘Samba da Cabrocha Bamba’ y ‘Quem É do Mar…’;
César Camargo Mariano: Arreglos y Teclados en ‘Disritmia’, ‘Canta, Canta’, ‘Beija, me Beija’, Piano Acústico en ‘Disritmia’, ‘Quem é do Mar’, ‘Samba da Cabrocha Bamba’ y ‘Meu Laiá-Raiá’;
Julio Teixeira: Arreglos y Teclados en ‘Se eu Soubesse’, ‘Iaiá do Cais Dourado’ y ‘Madalena do Jucu’;
Heitor T.P.: Arreglos, Guitarra y Guitarra eléctrica en ‘Maré Mansa’; Guitarra y Guitarra eléctrica en ‘Meu Laiá-Raiá’, ‘Beija, me Beija’; Guitarra en ‘Iaiá do Cais Dourado’ y ‘Se eu Soubesse’; Guitarra eléctrica en ‘Madalena do Jucu’, ‘Canta, Canta’,’Disritmia’ y ‘Samba da Cabrocha Bamba’;
Graham Preskett: Regencia en todas los temas y arreglos de cuerdas en ‘Disritmia’;
Cezinha: Batería;
Pedro Ivo: Bajo;
Paulinho da Costa: Percusión;
Luis Conte (y Paulinho): Percusión en ‘Beija, me Beija, me Beija’;
Zé Luiz y Bill Harris: Flautas
Grabación y mezcla: Moogie Canázio;
Grabación de voz en ‘Maré Mansa’, ‘Canta, Canta.’ y ‘Disritmia’: Marcelo Sabóia;
En ‘Ex-Amor’: Jairo Gualberto y Guilherme Luis.
Grabación: Bases y Percusión: SearSound (N.Y.); Voz, Coro, Pianos y Flautas: Hit Factory (N.Y.); Cuerdas: Abbey Road (Londres); Metales: Bill Schnee (L.A.); Percusión y Teclados: Castle Oaks (L.A.); voz: AR (Rio); ‘Ex-Amor’ grabada en la Cia. de los Técnicos (Rio)
Asistentes: Tom Schick (N.Y.), Paul Falcone (N.Y.), Mike Ross (Londres), John Hendricks (L.A.) y Mike Arvold (L.A.)
Mezcla: Castle Oaks (L.A.); Asistente: June Murakawa
Masterización: Bernie Grundman
Metales: Trompeta y Fliscorno: Jerry Hey y Gary Grant; Saxo-alto y tenor: Larry Williams; Trombón: Bill Reinchenbach y Lou Mcreary
Ensamble de Cuerdas (Londres): Graham Preskett (veinte violines, diez violas, ocho chelos y dos contrabajos)
Tapa:
Creación y Producción: Betty Lago;
Fotos: Fábio Ghivelder;
Maquillaje: Milton Martins;
Peluquero: Sacha;
Design: Gê Alves Pinto y Carolina Monza;
Estrellas: Marcia Santos;
Coordinación gráfica: Geysa Adnet
Agradecimientos: Gracias a todos los que colaboraron, creyeron y participaron de este proyecto. A todos los de Polygram: Ana, ‘mi jeep’, Eva, Malu, Vivi, Maria Helena, Barney, William, Charles, Julinho, Claudio Rabello, Xam, Moogie, M&M, Jorge Lopes, equipo y a todos los que la memoria falló. Un beso especial a mi y nuestro Edinho ‘Edison Coelho’ y su equipo. Otros besos para Mario, Êras, Baby, Mel, Zé Edson, Vicente, Miltinho, Vitor, Mary, Luiz, Gloria, Yara y a toda mi gente.
Martinho, ‘mi negro’,
gracias por este gran viaje
que tú y tus «parceiros» me
proporcionaron. Fue muy bueno,
Cléo y Preto, valió!
(Simone)